quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Círio de Nazaré será realizado sem a presença de fiéis este ano

Decisão ocorreu por conta da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus

Basílica Nossa Senhora de Nazaré (Cristino Martins / O Liberal)
Pela primeira vez, após a realização de 227 edições, o Círio de Nazaré não terá a presença física dos devotos caminhando ao lado da berlinda da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas da capital paraense em procissão. O anúncio foi realizado na noite desta quinta-feira (6) pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, durante coletiva de imprensa.


A pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus, fará a edição 228º de uma das maiores manifestações religiosas católicas do mundo, ser acompanhada apenas virtualmente por seus fiéis. A imagem peregrina não sairá às ruas para procissões.

"O mais importante para nós é dizer que vamos realizar o Círio. É a nossa homenagem para Nossa Senhora. Vamos realizá-lo da maneira que é possível, não poderemos fazer as grandes procissões mas teremos as celebrações e depois toda a quinzena do Círio com evangelização e formação cristã", disse Dom Alberto Taveira.

Conhecida por levar dois milhões de pessoas às ruas de Belém, pelo cordão humano que puxa a berlinda, acompanhado de muito calor, a procissão se tornou impossível de ser realizada devido a aglomeração inevitável de pessoas ao redor da imagem da padroeira dos paraenses.

Na sexta-feira que antecede ao final de semana onde ocorriam as procissões, será marcada pela apresentação do manto de 2020, evento que será antecedido por uma missa na Basílica Santuário.

Já no sábado, a missa na capela do Colégio Gentil Binttencourt também ocorrerá, mas a portas fechadas e poderá ser acompanhada pela televisão e canais oficiais do Círio na internet.

O segundo domingo de outubro, onde tradicionalmente ocorre a grande procissão, haverá uma intensa programação na TV Nazaré e TV Círio. Iniciará às 6h com missa. Em seguida, a imagem peregrina fará um sobrevoo pelos hospitais de Belém que atenderam pacientes acometidos pela covid-19. O encerramento será às 11h30 com uma missa na Basílica Santuário.


Confira como será a programação

Dia: 09/10 (sexta-feira)
18h - Missa na Basílica
19h - Apresentação do Manto para o Círio 2020
20h - Live Musical dentro da Basílica com o Grupo Ama

Dia: 10/10 (sábado)

09h30 - Pregação na Basílica-Santuário, pelo Padre João Paulo Dantas
11h30 - Descida da Imagem Original
17h - Missa na Capela do Colégio Gentil Bittencourt
18h - Exibição do documentário “Plácido”
18h30 - Exibição de documentário com grandes momentos
da Trasladação
19h - Live Musical com transmissão ao vivo da decoração da Berlinda
20h30 - Queima de fogos (balsa no Rio Guamá), às proximidades da
Catedral da Sé
20h45 - Bênção do Cônego Roberto Cavalli

Dia: 11/10 (domingo)
07h - Missa na Catedral, celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa
08h - Início da programação televisiva (documentários, entrevistas,
grandes momentos do Círio, Círios antigos, testemunhos de fé e conversão, sobrevoo da Imagem Peregrina sobre hospitais da cidade, etc.)
10h - Terço Mariano, com Dom Alberto Taveira Corrêa
10h30 - Sequência da programação televisiva
11h30 - Missa de Encerramento do Círio 2020, celebrada por Dom
Antonio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém
12h30 - Encerramento da programação*Todos os eventos terão transmissão da TV Nazaré e redes sociais da arquidiocese e Basílica Santuário e TV Círio no Youtube.


Fonte: Oliberal

Posts Relacionados

Círio de Nazaré será realizado sem a presença de fiéis este ano
4/ 5