quarta-feira, 17 de junho de 2020

O vinagre é o segredo para toalhas macias, brancos mais brancos e mais soluções de lavanderia


Nos últimos anos, os consumidores ficaram cada vez mais preocupados com o efeito que os produtos que adquirem têm sobre o meio ambiente e a saúde. A conscientização em torno de produtos químicos tóxicos como parabenos, triclosan, ftalatos e amônia, que geralmente estão presentes em produtos de limpeza sintéticos, tem aumentado constantemente.

Por esse motivo, o mercado natural de produtos de limpeza doméstica está em ascensão.

Embora esses produtos ofereçam uma solução para a saúde e o proprietário ambientalmente consciente, eles também têm um preço mais alto do que o produto de limpeza convencional. Por esse motivo, muitos estão procurando alternativas mais econômicas.

Felizmente, talvez você precise procurar além do seu próprio armário de cozinha. O vinagre branco destilado tem muitos usos e, quando usado em sua rotina regular de lavanderia, pode remover manchas, amaciar toalhas endurecidas e eliminar odores.


Como o vinagre funciona como um agente de limpeza?

A palavra vinagre, na verdade, significa “vinho azedo” em francês e é produzido quando o álcool, produzido por fermentação, passa por uma fermentação secundária (por exemplo, quando uma garrafa de vinho fica aberta por muito tempo). Durante esse processo, o álcool é transformado em ácido acético, que é o principal composto do vinagre, e é o que o torna tão ácido.

É a acidez do vinagre que o torna um agente de limpeza tão eficaz. Com um pH de 2,5 *, o vinagre branco destilado, a 5% de ácido acético, é mais adequado para limpeza doméstica, e essa acidez pode dissolver a espuma de sabão, as manchas de água dura e até a cola deixada pelos adesivos.

Utilizar o vinagre branco na sua roupa

Quando usado corretamente, o vinagre branco pode resolver muitos dos seus problemas relacionados à lavanderia. A seguir, apresentamos maneiras pelas quais esse líquido ácido pode melhorar a qualidade de sua lavagem no dia da lavagem:

Vinagre se livra dos odores


Se suas roupas têm mofo, você luta com cheiros de suor nas axilas, ou suas roupas geralmente têm um cheiro desagradável, o vinagre pode destruir as bactérias que causam esses odores.

Para toalhas mornas, adicione 2 xícaras de vinagre destilado a uma lavadora cheia de água quente, adicione as toalhas e execute o ciclo normal. Para roupas, adicione metade a uma xícara de vinagre ao ciclo de enxágue. Para cheiros particularmente fortes e difíceis de se livrar, guarde esses itens em um copo de vinagre misturado com água fria e deixe-os descansar por vinte minutos antes de lavar

Vinagre remove manchas


Para remover manchas, borrife vinagre na área afetada e deixe descansar por dez a quinze minutos antes de lavar. Se for uma mancha suave, você pode mergulhar o item em uma mistura de uma xícara de vinagre com duas xícaras de água morna. As manchas mais severas podem ser removidas usando uma pasta feita de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e vinagre, mas isso deve ser usado com moderação.

Vinagre protege a cor


Itens de roupas escuras, como um jeans escuro, geralmente ficam mais leves após várias lavagens, devido a resíduos de sabão que grudam nas fibras. Para evitar isso, coloque meia a uma xícara de vinagre destilado no ciclo final de enxágue e mantenha as cores escuras.

Vinagre combate pêlos estático

Se você achar que suas roupas saem da lavanderia com muitos pêlos estáticos, fiapos ou de animais de estimação, adicionar meia xícara de vinagre ao ciclo de lavagem da lavadora pode resolver seu problema
Vinagre como amaciante de roupas

Como o vinagre decompõe os resíduos de detergente, ele pode ser usado para amaciar suas roupas, lençóis e toalhas. Em vez de amaciante comercial, adicione meia xícara de vinagre ao dispensador de amaciante da sua máquina e deixe-o fazer sua mágica.

Dano reverso de tintura, preservar brancos

Se algumas de suas roupas tiverem sangramento de cor, você poderá adicionar uma xícara de vinagre ao seu ciclo de lavagem junto com seu detergente comum para reverter o problema. Se o branco estiver começando a parecer descolorido, tente adicionar uma xícara e meia de vinagre ao ciclo de lavagem e as manchas mais difíceis das axilas podem ser tratadas com a imersão de itens brancos em meio litro de água quente misturada com dois copos de vinagre durante a noite antes de lavar.

Precauções

É importante que você use o vinagre adequadamente para não estragar suas roupas ou sua máquina de lavar. Lembre-se das seguintes diretrizes da próxima vez que lavar a roupa:

• Você pode usar vinagre e detergente juntos, mas eles não devem ser misturados. Se você estiver usando detergente, adicione o vinagre ao ciclo de enxágue depois que o detergente acabar, ou você pode acabar com roupas oleosas.

• Onde e quando você adiciona o vinagre no ciclo de lavagem depende do que você está tentando alcançar. Para amaciar suas roupas, adicione o vinagre ao dispensador de amaciamento. Para eliminar odores, adicione-o diretamente à bacia de lavagem durante o ciclo de lavagem ou use-o em vez de detergente comum e adicione-o novamente durante o ciclo de lavagem para obter odores fortes. Para clarear suas roupas, adicione o vinagre ao dispensador de água sanitária

• Cuidado ao usar vinagre em tecidos mais delicados. Se estiver muito concentrado, pode realmente manchá-los

• Sempre verifique com o fabricante da sua lavadora de roupas para garantir que ela seja fabricada com materiais resistentes ao vinagre, pois o ácido forte pode corroer certos materiais, e alguns usuários relataram problemas com o acúmulo de escória em partes de suas máquinas assim que começaram. usando vinagre

Use vinagre com moderação, pois há relatos de entupimento de tubos, mangueiras e máquinas danificadoras a longo prazo.

Fonte: theheartysoul

Posts Relacionados

O vinagre é o segredo para toalhas macias, brancos mais brancos e mais soluções de lavanderia
4/ 5