terça-feira, 16 de junho de 2020

Crocodilos bípedes existiram há mais de 100 milhões de anos

As pegadas estavam tão bem preservadas que algumas ainda apresentavam padrões de pele


Cerca de 100 pegadas bem preservadas evidenciam que uma espécie similar ao crocodilo caminhou sobre duas pernas enquanto percorria as costas pré-históricas na era do Cretáceo.

O vestígio do fóssil, chamado Batrachopus grandis, foi descoberto na trilha de Sacheon Jahye-ri, na Coreia do Sul, e data de cerca de 110 milhões a 120 milhões de anos atrás.

Como suas pegadas revelam, o animal apresentava patas traseiras semelhantes a de crocodilos, mas não deixava vestígios de seus membros posteriores ou de uma cauda que se arrastasse.

Estes detalhes levaram uma equipe internacional de pesquisadores a concluir que a criatura que deixou os rastros era um crocodilo bípede.

A pesquisa sobre o assunto foi publicada dias atrás na revista Scientific Reports.

Crocodilianos, como o nome sugere, referem-se a um grupo diverso de criaturas semelhantes a crocodilos, dos quais descendem os crocodilos e jacarés de hoje em dia.

O animal que deixou esses rastros, no entanto, tinha muito pouco de crocodilo, pois se assemelhava a dinossauros bípedes terópodes, com suas longas patas traseiras e marcha estreita.

Com informações do DX

Posts Relacionados

Crocodilos bípedes existiram há mais de 100 milhões de anos
4/ 5